O Cem é um dos exercícios clássicos de Joseph Pilates e também um dos movimentos mais desafiadores e dinâmicos do repertório Mat (exercícios de solo).
Se você está se perguntando por que tem esse nome, saiba que é devido ao número de movimentos dos braços. O bombeamento (para cima e para baixo) é sincronizado com a respiração e então são contados 100 bombeamentos.
Embora bombear os braços em 100 repetições possa parecer bastante simples, o exercício requer respiração coordenada, uma posição de perna que se adapte às suas habilidades e alinhamento adequado. Controle e precisão, aliás, são muio importantes neste exercício.
Além de estimular a circulação sanguínea e ativar a casa de força (núcleo), há muitos outros benefícios como:
fortalecimento dos músculos abdominais
estabilização do tronco
estabilização da cintura escapular
aumento da resistência
aumento da capacidade pulmonar
melhora do ritmo cardíaco
O Cem é um exercício de isometria, no qual o abdome não se move, ao contrário, se mantém contraído durante todo o exercício. É exatamente isso que nos faz trabalhar a estabilização, pois é por meio da ativação da musculatura do núcleo que conseguimos ficar imóveis na posição exigida no exercício.
![](https://static.wixstatic.com/media/0985ac_58064b1334de4b28a0458425e96c58b6~mv2.gif/v1/fill/w_848,h_480,al_c,pstr/0985ac_58064b1334de4b28a0458425e96c58b6~mv2.gif)
Durante a prática é preciso observar a si mesmo e levar a sério a máxima “se está fácil, não é Pilates”. No caso do Cem, se parece fácil, então o aluno está fazendo errado.
Pode ser que ele esteja balançando a cabeça ou usando os flexores do quadril ou a parte inferior das costas em vez de seu núcleo. O Instrutor estará atento a cada movimento, com o objetivo de corrigir a postura, bem como evitar dores depois.
É importante lembrar que, embora muitos pensem e tentem acelerar a contagem e os movimentos dos braços, o Cem deve ser realizado com calma e mantendo concentração constante na respiração.
Isso porque o Cem é um aquecimento dinâmico não só para os abdominais como também para os pulmões, exigindo que se coordene a respiração com o movimento, de forma que seja (não se espante) forte e gracioso ao mesmo tempo.
O Cem é desafiador, mas é um exercício fácil de modificar caso a pessoa tenha problemas nas costas ou no pescoço, ou até mesmo se precisar torná-lo mais fácil ou até mais difícil.
コメント