A menopausa é uma condição normal que todas as mulheres experimentam à medida que envelhecem. É um período em que o organismo feminino passa por muitas transformações, que vão desde ondas de calor, mudanças de humor, insônia até perda de massa óssea.
Para lidar com esses e outros sintomas, o método mais usado é a reposição hormonal, que provê ao organismo os hormônios estrogênio e progesterona, que são perdidos gradativamente com a chegada da menopausa.
Em alguns casos, a reposição hormonal é feita por meio de adesivos, géis ou comprimidos diários com progesterona e hormônio esteroide feminino para proteger o útero. Em outros casos, a pílula anticoncepcional é usada.
![](https://static.wixstatic.com/media/0985ac_8e4de72b4d5741fb83fb262d8a24baa5~mv2.png/v1/fill/w_980,h_757,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/0985ac_8e4de72b4d5741fb83fb262d8a24baa5~mv2.png)
Reposição hormonal é obrigatória?
Ao contrário do que muitas pensam, a reposição hormonal não é uma terapia obrigatória. É especificamente indicada para mulheres que têm sintomas relacionados à falta do estrogênio, tais como ondas de calor, sudorese noturna, secura vaginal e outros. Mulheres que não sentem quaisquer alterações em seu bem-estar, por exemplo, não precisam de reposição hormonal.
É importante lembrar que cada ser é único e, assim, cada mulher vai apresentar um quadro particular de sintomas e tratamentos exigidos. Portanto, é importante consultar um ginecologista e tirar todas as dúvidas.
Nova fase da vida
Com as mudanças pelas quais passa o corpo em razão da menopausa e seus sintomas nada agradáveis, muitas mulheres se sentem desanimadas e algumas chegam até mesmo à depressão. Além disso, há as que recorrem à terapia de reposição hormonal e sofrem com efeitos colaterais como dores de cabeça até azia forte.
Mas trata-se de um estágio natural da vida e por que não considerá-lo um momento ideal para iniciar um estilo de vida mais saudável? Movimentar-se é um ótimo começo.
Em 2017, várias sociedades científicas espanholas relacionadas à menopausa, dentre elas a Sociedade Espanhola de Menopausa, Sociedade Espanhola de Cardiologia, Federação Espanhola de Medicina Esportiva, reuniram-se em um painel para chegar a um consenso de que a falta de atividade física não só coloca a saúde das mulheres em risco durante a menopausa como aumenta os problemas que surgem a partir dessa fase.
Dentre os benefícios anunciados pelos pesquisadores, os exercícios foram considerados uma alternativa natural à terapia de reposição hormonal, uma vez que podem reduzir os sintomas da menopausa. Além disso, ajudam a preservar a saúde do coração, dos músculos, dos ossos e do cérebro.
Que tal pensar em sua saúde desde já? No Pilates Ponto Norte, você vai encontrar um programa personalizado voltado as suas necessidades, que poderá combinar o Pilates com sessões de Acupuntura.
Recomendação de especialistas
O Método Pilates é indicado como atividade para as mulheres na menopausa porque ajuda a melhorar não só a aptidão física, como o equilíbrio e a flexibilidade, como também a aptidão mental.
![](https://static.wixstatic.com/media/0985ac_d658fdbab1624faabb8ee495d2f411e4~mv2.jpg/v1/fill/w_722,h_406,al_c,q_80,enc_auto/0985ac_d658fdbab1624faabb8ee495d2f411e4~mv2.jpg)
De acordo com um estudo da Centro Nacional de Informação Biotecnológica (NCBI), instituição americana que mantém programas de investigação científica, um programa de exercício de Pilates de apenas 8 semanas tem efeitos positivos sobre os sintomas da menopausa. A participação contínua em aulas de Pilates pode ajudar a melhorar a saúde, além de aumentar a flexibilidade e a força por meio do controle da respiração, que também auxilia no combate ao estresse e à ansiedade.
Os principais movimentos de Pilates utilizados no estudo realizado pela NCBI mostraram que os exercícios ajudam a estabilizar e fortalecer os músculos lombares, concentrando-se na força, o que pode melhorar significativamente a força dos membros inferiores, a postura, o equilíbrio e a qualidade de vida relacionada à saúde em adultos com mais idade.
Mais benefícios
Talvez o ponto-chave da contribuição do Pilates nessa fase da vida seja mesmo o aumento da flexibilidade. Importantes pesquisas já mostraram que um corpo menos flexível em pessoas com mais de 40 anos indica maior rigidez das artérias, e esse é um fator de risco para distúrbios cardiovasculares e dano a órgãos.
Outro benefício para as mulheres na menopausa é que a densidade óssea e a elasticidade da pele também podem ser melhoradas através do Pilates, visto que os exercícios estimulam a regeneração do colágeno nos músculos e nos ossos, o que é de grande importância para aquelas em risco ou com osteoporose.
A menopausa é um momento de grande mudança, com isso muitas mulheres experimentam uma sensação de perda, tanto de sua juventude como de sua capacidade de gerar uma criança. Mas exercícios e uma atitude positiva podem ajudar a aliviar esse sentimento.
Aulas de Pilates podem resultar em mais energia e confiança, menos estresse e ondas de calor, além de redução da fadiga e outros sintomas relacionados.
Entre em contato e saiba mais.
Comments