![Dor nas costas e Pilates - Blog - Pilates Ponto Norte](https://static.wixstatic.com/media/0985ac_5dbd94715f044034a1fc3d5d5295af7c.jpg/v1/fill/w_400,h_229,al_c,q_80,enc_auto/0985ac_5dbd94715f044034a1fc3d5d5295af7c.jpg)
O trabalho em ambiente de escritório, ao contrário do que muitos imaginam, também traz alguns riscos para a saúde. Ficar longas horas atrás de uma mesa, sedentário, pode causar dores nas costas, dores musculares e problemas nas articulações. Há um número crescente de doenças relacionadas ao trabalho porque as pessoas ignoram esses sintomas.
Além da doença física, também pode ocorrer o estresse. Pressões no escritório, como um prazo iminente ou um chefe exigente, são prejudiciais à saúde mental. Uma boa maneira de ajudar o corpo a lutar e lidar contra esses males é praticando exercícios. Em especial aqueles que promovem o bem-estar e ajudam a respirar melhor, como o Pilates .
O risco: mesa de escritório
Estudos apontam que a postura sentada prolongada pode causar distúrbio nas funções metabólicas, resultante do aumento dos níveis de colesterol.
É por isso que a probabilidade de as pessoas que vivem um estilo de vida sedentário terem problemas cardíacos é maior. Além disso, uma postura ruim e rígida também pode afetar os músculos e ossos ao redor do pescoço e das costas.
![Dor nas costas e Pilates - Blog - Pilates Ponto Norte](https://static.wixstatic.com/media/0985ac_ba13119d793543df9ed2add56e12b05a.jpg/v1/fill/w_228,h_247,al_c,q_80,enc_auto/0985ac_ba13119d793543df9ed2add56e12b05a.jpg)
Dentre os problemas de saúde mais comuns que os trabalhadores de escritório apresentam estão:
Síndrome do Túnel do Carpo: Muitas vezes as pessoas sofrem de Síndrome do Túnel do Carpo por causa do excesso. A ação repetitiva das mãos, por exemplo, pode causar danos aos nervos, músculos, ligamentos e ossos do pulso. A doença pode causar dor, dormência e inflamação na área afetada.
Dor lombar: Ficar sentado longas horas pode afetar a coluna vertebral e músculos lombares. Esse é um motivo comum para a ausência de trabalhadores mais velhos. Além desse longo tempo sentado, a má postura também pode causar dores nas costas. Tais fatores podem gerar estresse em músculos e ossos na parte inferior das costas, o que consequentemente também vai afetar outras partes do corpo.
Dor nas articulações: Pouca movimentação por um longo período diminuirá a eficiência das articulações. A articulação, em particular os flexores do quadril, vai experimentar uma pressão e acabar encurtando se permanecer estática por muito tempo. Isso criará estresse e dor na zona inferior do corpo.
Estresse: A ansiedade relacionada ao trabalho é reconhecida como uma condição médica que pode ter consequências em longo prazo. Ela pode levar a doenças debilitantes, como acidente vascular cerebral, fadiga e inquietação. Alguns fatores comuns que resultam em estresse são prazo, carga de trabalho, gestão, colegas e até mesmo o ambiente físico.
A solução: Pilates
A solução mais prática para esses problemas é reservar um tempo para se exercitar ou fazer atividade recreativa para dar ao corpo o reforço necessário que ele precisa. O Pilates oferece exercícios que podem ajudar no fortalecimento e estabilização de núcleos (core) musculares responsáveis por fornecer o correto alinhamento da coluna vertebral. Ou seja, o Pilates é uma forma de atividade física que alonga e fortalece os principais grupos musculares ao mesmo tempo que promove o equilíbrio corporal.
Os benefícios significativos do Pilates são:
Maior flexibilidade – O Pilates melhora a flexibilidade da coluna vertebral, que deve ser capaz de se curvar e torcer suavemente. Há movimentos do Pilates que reabilitam e aumentam o movimento da coluna vertebral.
Core fortalecido – Um dos principais alvos do Pilates é o aumento da força abdominal e do tronco por meio do trabalho respiratório. Ele treina o corpo de modo que os principais grupos musculares sejam coordenados de forma eficiente.
Menos estresse – O estresse é um desequilíbrio químico que frequentemente é caracterizado como fadiga. Com a prática do Pilates o corpo será capaz de aguentar mais pressão e se tornar mais resistente contra influências externas. Além disso, o Pilates é eficaz também em lidar com a ansiedade.
Postura correta do corpo – O Pilates ajuda a aumentar a consciência corporal. Os exercícios não somente ensinam a postura adequada para sentar, andar e até mesmo ficar de pé como também a respirar corretamente. Isso porque o Pilates possibilita uma observação mais intrínseca das diferentes partes do corpo.
A atividade física, de modo geral, é necessária para ajudar a criar um estilo de vida mais equilibrado. Agora você já sabe que o Pilates é uma boa opção para promover uma vida mais saudável e significativa também no trabalho.