
Pilates
para iniciantes
Benefícios físicos e mentais
Popular entre milhões de pessoas em todo o mundo, o Pilates surgiu no início do século 20 quando o alemão Joseph Pilates desenvolveu um método de exercícios como forma de ajudar a reabilitação de feridos de guerra. Joseph chamou esse método Contrologia, visto que o foco estava na relação entre mente e corpo ao controlar os músculos.
O Método Pilates tem como base o alinhamento da coluna, a respiração e a força do núcleo para melhorar a força e a elasticidade muscular. Ademais, possui uma ampla variedade de benefícios físicos e mentais.
Os exercícios promovem o ganho da flexibilidade e fortalecem os principais grupos musculares sem excesso de carga, o que protege a sua coluna vertebral. Ainda, melhoram a sua postura, o fluxo sanguíneo e aumentam a sua resistência, bem como a força do seu núcleo.
Pilates fortalece o núcleo com movimentos corporais constantes, concentração e respiração.

Pilates não é Ioga
O Pilates envolve uma série de movimentos repetitivos do corpo, além de contrações dos músculos, alongamento e respiração coordenada para promover o fortalecimento de todo o corpo. Embora muitos associem a prática de Pilates à Ioga, os dois não devem ser confundidos.
A Ioga tem uma abordagem holística e usa poses estáticas enquanto se concentra na respiração e na clareza mental. Já o Método Pilates visa ampliar a força do núcleo com movimentos corporais constantes, concentração e respiração.
Não é necessário prática
Para iniciar no Pilates você não precisa ter nenhum requisito especial, pois a prática não exige nenhum grau de flexibilidade ou aptidão física. Um bom instrutor será capaz de guiar você nos primeiros exercícios, sabendo o momento certo de evolução nos exercícios.
Por ser de baixo impacto, Pilates protege não só a coluna como também os músculos e as articulações à medida que os fortalece. Essa é uma das razões de o Método Pilates ser a escolha ideal para qualquer pessoa. No Pilates Ponto Norte, temos alunos com idades que variam de 9 a 81 anos.
A aula de Pilates para iniciantes não requer nenhum requisito especial.
Decidiu fazer Pilates?
Então, comece pelo início. Primeiro você precisa escolher um professor totalmente comprometido com Pilates. É importante saber sua formação e suas qualificações.
Faça uma visita ao studio escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente. Você precisa se sentir à vontade, pois a prática de Pilates tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.
Marque também uma aula avulsa. É a melhor forma de ter um primeiro contato com o Método Pilates, aprender como se respira e ver como alguns exercícios são realizados.
Se procura por uma forma de exercício que ajude você a ter um corpo forte, flexível, mais uniforme e alongado, talvez esta seja a hora de iniciar suas aulas de Pilates.